domingo, 14 de outubro de 2012

PAPELAGEM PAPIETAGEM CARTAPESTA PAPIER COLLÉ

Muitos nomes para a mesma técnica: colar camadas de pedaços de papel, com cola de farinha (ou cola branca diluída em água) para reforçar uma caixa ou objeto de papelão pré existente, para fazer um objeto usando um objeto pronto como molde, criar um objeto a partir de uma estrutura pré existente,deixando essa estrutura embutida.
No vídeo que aparece na página abaixo indicada o artesão mostra como fazer um prato de papelagem usando um prato como molde.
Veja:

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/09/papietagem-papelagem-papier-collemuitos-nomes-para-a-mesma-tecnica/

As duas peças das fotos abaixo eu moldei usando peças de plástico que não ficaram incorporadas na peça final. Antes de começar as camadas de papel eu coloco filme plástico para não sujar a peça usada como molde e também facilita na hora de desmoldar. A secagem da peça pode durar dias, dependendo do tempo. Mas é melhor esperar que esteja totalmente seca antes de pintar e envernizar para evitar mofo.

A técnica foi a descrita no vídeo, ir colocando camadas de pedaços papel, com cola de farinha. O acabamento não foi pintado, foi feito com recortes de folhas de papel reciclado tingido em várias cores. Acabamento final verniz transparente semi fosco.




A mesinha lateral tem a estrutura feita com caixas de papelão e recebeu reforço de algumas camadas de papel. O acabamento foi feito com folhas de papel obtidas de rolinhos de papel higiênico, a cor é a original com acabamento de cera incolor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário